Conteúdo Programático

Disciplina 1 – Introdução à Educação a Distância
Carga horária: 15 horas (Teórica e Prática)
Créditos: 1
Ementa: Vantagens desta modalidade de ensino; Elementos e práticas da Educação a Distância – EaD. O Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem – AVEA. Avaliação. Tecnologias.

Disciplina 2 – Políticas Públicas
Carga horária: 45 horas (Teórica)
Créditos: 3
Ementa: Visão inovadora e estratégica da gestão pública. Políticas públicas e seus modelos. Ciclo das políticas públicas. Os agentes de mudanças no âmbito das organizações.

Disciplina 3 – Organização, Sistemas e Métodos
Carga horária: 45 horas (Teórica)
Créditos: 3
Ementa: Sistemas administrativos. Estrutura organizacional. Departamentalização. Linha e assessoria. Delegação, centralização e descentralização. Técnicas de representação gráfica. Manuais administrativos. Metodologia de levantamento, análise, desenvolvimento e implementação de métodos administrativos.

Disciplina 4 – Gestão Pública
Carga horária: 30 (Teórica e Prática)
Créditos: 2
Ementa: Conceitos básicos da Gestão Pública. Habilidades necessárias ao profissional administrador. Visão geral do processo administrativo.

Disciplina 5 – Economia da Saúde
Carga horária: 30 (Teórica e Prática)
Créditos: 2
Ementa: Teoria dos Bens Públicos. Papel do Estado na Esfera Econômica. Parcerias Público/Privado. Objetivos e Instrumentos da Política Econômica. Estabilização e Políticas de Ajuste. Introdução à Teoria do Gasto Público. Financiamento do Setor Público. Aspectos Econômicos da Dívida Pública.

Disciplina 6 – Gestão de Pessoas
Carga horária: 30 (Teórica e Prática)
Créditos: 2
Ementa: Bases teóricas. Atualização de informações. Subsídios instrumentais e práticos relacionados com o desenvolvimento humano. Implementação de mudanças. Comportamento organizacional.

Disciplina 7 – Bioestatística e Epidemiologia
Carga horária: 30 (Teórica e Prática)
Créditos: 2
Ementa: a) Principais tópicos elementares do conhecimento da Bioestatística. Medidas de tendência central e dispersão (média, mediana, moda, desvio padrão, etc.). Testes estatísticos básicos. Princípios de experimentação (amostragem, etc.). b) Estruturação histórica da ciência epidemiológica e suas vinculações com a clínica. Estatística. A saúde coletiva e a investigação científica. Terminologias necessárias à compreensão da epidemiologia. Uso da epidemiologia do planejamento e avaliação de serviços de saúde e enfermagem.

Disciplina 8 – Sistemas de Informações Gerenciais
Carga horária: 30 (Teórica e Prática)
Créditos: 2
Ementa: Tecnologia da informação e sistemas de informação. Informação gerencial. Necessidade, utilidade e aproveitamento de informações na gerência. Integração sistêmica das comunicações no processo de gestão. Uso da tecnologia da informação. Internet Worked business, intranets. As tendências da tecnologia de comunicação, informação e a globalização.

Disciplina 9 – Administração Estratégica da Saúde
Carga horária: 45 (Teórica e Prática)
Créditos: 3
Ementa: As instituições integrantes do SUS. As contínuas e rápidas mudanças. O papel fundamental das instituições integrantes do SUS. O planejamento estratégico das instituições do SUS (visão e missão). Planos de ação para consecução das estratégias e alcance dos objetivos.

Disciplina 10 – Gerenciamento de Projetos I
Carga horária: 30 (Teórica e Prática)
Créditos: 2
Ementa: Capacitação dos participantes nas modernas técnicas de gestão de projetos sociais. A formação, o desenvolvimento e a sistematização dos conhecimentos e das atitudes requeridas dos profissionais que atuam ou pretendem atuar nas instituições públicas.

Disciplina 11 – Gerenciamento de Projetos II
Carga horária: 30 (Teórica e Prática)
Créditos: 2
Ementa: Capacitar os participantes nas modernas técnicas de gestão de projetos sociais, enfatizando a formação, desenvolvimento e sistematização de conhecimentos e atitudes requeridas dos profissionais que atuam ou pretendam atuar nas instituições pública.

Disciplina 12 – Metodologia da Pesquisa
Carga horária: 45 (Teórica e Prática)
Créditos: 3
Ementa: Metodologia de pesquisa como processo de aprendizagem. A produção do conhecimento e a comunicação científica dos resultados.

Disciplina 13 – Orientação no Desenvolvimento do TCC
Carga horária: 30 (Teórica e Prática)
Créditos: 2
Ementa: Orientações para o desenvolvimento e a elaboração do TCC. Supervisão e controle do cronograma de execução do TCC. Orientações gerais para o TCC.

voltar ao topo »

Ministério da Saúde Secretaria Municipal da Saúde Funjab CAD CSE UFSC